quarta-feira, 2 de março de 2011

DOIS LIDERES UMA PROMESSA UMA TERRA E DUAS VISOES DIFERENTES

 NÚMEROS CAPÍTULO 13

A PRIMEIRA  VISÃO DO LIDER MOISÉS FOI ESCOLHER OS DOZE ESPIAS 

A SEGUNDA VISÃO DE MOISÉS FOI AS RECOMENDAÇÕES A OU ESPIAS
17Enviou-os, pois, Moisés a espiar a terra de Canaã; e disse-lhes: Subi por aqui para o lado do sul, e subi à montanha:
18 E vede que terra é, e o povo que nela habita; se é forte ou fraco; se pouco ou muito.
19 E como é a terra em que habita, se boa ou má; e quais são as cidades em que eles habitam; se em arraiais, ou em fortalezas.
 20 Também como é a terra, se fértil ou estéril; se nela há árvores, ou não; e esforçai-vos, e tomai do fruto da terra. E eram aqueles dias os dias das primícias das uvas.  

A TERCEIRA OS ESPIAS OBEDECE AS ORDEM DE MOISÉS      
23Depois foram até ao vale de Escol, e dali cortaram um ramo de vide com um cacho de uvas, o qual trouxeram dois homens, sobre uma vara; como também das romãs e dos figos.
24 Chamaram àquele lugar o vale de Escol, por causa do cacho que dali cortaram os filhos de Israel. 
25 E eles voltaram de espiar a terra, ao fim de quarenta dias.
 26 ¶ E caminharam, e vieram a Moisés e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, em Cades; e deram-lhes notícias, a eles, e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra. 
27 E contaram-lhe, e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto.

A QUARTA OS DEZ ESPIAS PASSAM A SUA VISÃO PARA MOISÉS , ARÃO E TODA CONGREGAÇÃO
28 O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades fortificadas e mui grandes; e também ali vimos os filhos de Enaque. 
29 Os amalequitas habitam na terra do sul; e os heteus, e os jebuseus, e os amorreus habitam na montanha; e os cananeus habitam junto do mar, e pela margem do Jordão.

A QUINTA A VISÃO DE CALEBE FOI VISÃO DE ÁGUIA
30 Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela.

SEXTA OS DEZ ESPIAS PASSAM A SUA VISÃO OUTRA VEZ PARA MOISÉS , ARÃO E TODA CONGREGAÇÃO
31 Porém, os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós. 
32 E infamaram a terra que tinham espiado, dizendo aos filhos de Israel: A terra, pela qual passamos a espiá-la, é terra que consome os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. 
33 Também vimos ali gigantes, filhos de Enaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos
nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos.  

SÉTIMA A REVOLTA DA CONGREGAÇÃO CONTRA O LÍDER MOISÉS
3 Por que nos traz o Senhor a esta terra para cairmos à espada? Nossas mulheres e nossos pequeninos serão por presa. Não nos seria melhor voltarmos para o Egito?   

OITAVA CALEBE E JOSUÉ MOSTRAM A DIFERENÇA ENTRE OS DEZ QUE FORAM ESPIAR A TERRA  
6 E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, que eram dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes;
7 e falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra, pela qual passamos para a espiar, é terra muitíssimo boa.
8 Se o Senhor se agradar de nós, então nos introduzirá nesta terra e no-la dará; terra que mana leite e mel.    

NONO AGORA TODA CONGREGAÇÃO SE REVOLTA CONTRA CALEBE E JOSUÉ  
10 Mas toda a congregação disse que fossem apedrejados. Nisso a glória do Senhor apareceu na tenda da revelação a todos os filhos de Israel.  

DÉCIMA AGORA DEUS SE IRA E FALA A MOISÉS 
11 Disse então o Senhor a Moisés: Até quando me desprezará este povo e até quando não crerá em mim, apesar de todos os sinais que tenho feito no meio dele? 

DÉCIMA PRIMEIRA DEUS FAZ PROMESSA A CALEBE 
24 Mas o meu servo Calebe, porque nele houve outro espírito, e porque perseverou em seguir-me, eu o introduzirei na terra em que entrou, e a sua posteridade a possuirá.
30 certamente nenhum de vós entrará na terra a respeito da qual jurei que vos faria habitar nela, salvo Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num. 

DÉCIMA SEGUNDA AGORA DEUS SE IRA MAIS UMA VEZ E FALA PARA O POVO QUE SEGUNDO OS  NÚMEROS DE DIAS QUE ESPIARAM A TERRA DURANTE QUARENTA DIAS CADA DIA REPRESENTARÁ UM ANO LEVARÁ DEUS SOBRE O POVO A INIQUIDADE QUARENTA ANOS  
31 Mas aos vossos pequeninos, dos quais dissestes que seriam por presa, a estes introduzirei na terra, e eles conhecerão a terra que vós rejeitastes.
32 Quanto a vós, porém, os vossos cadáveres cairão neste deserto;
33 e vossos filhos serão pastores no deserto quarenta anos, e levarão sobre si as vossas infidelidades, até que os vossos cadáveres se consumam neste deserto.
34 Segundo o número dos dias em que espiastes a terra, a saber, quarenta dias, levareis sobre vós as vossas iniqüidades por quarenta anos, um ano por um dia, e conhecereis a minha oposição.
35 Eu, o Senhor, tenho falado; certamente assim o farei a toda esta má congregação, aos que se sublevaram contra mim; neste deserto se consumirão, e aqui morrerão.
36 Ora, quanto aos homens que Moisés mandara a espiar a terra e que, voltando, fizeram murmurar toda a congregação contra ele, infamando a terra,
 37 aqueles mesmos homens que infamaram a terra morreram de praga perante o Senhor.

AGORA DEUS NAO PERMITE QUE MOISÉS ALCANÇE A PROMESSA

DÉCIMO TERCEIRO AGORA DEUS FAZ MAIS UMA PROMESSA A CALEBE E JOSUÉ
38 Mas Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, que eram dos homens que foram espiar a terra, ficaram com vida.

JOSUÉ CAPÍTULO 2 

PRIMEIRA VISÃO DO LÍDER JOSUÉ ESCOLHER E ORIENTAR OS DOIS ESPIAS 
1 Josué, filho de Num, enviou secretamente, de Sitim, dois homens a espiar, dizendo: Ide reconhecer a terra e a Jericó. Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e dormiram ali.  

SEGUNDA AGORA DEUS USA UMA PROSTITUTA PARA ESCONDER OS ESPIAS   
5 E aconteceu que, havendo-se de fechar a porta, sendo já escuro, aqueles homens saíram; não sei para onde aqueles homens se foram; ide após eles depressa, porque os alcançareis. 

TERCEIRA AGORA MESMO SENDO AQUELA MULHER UMA PROSTITUTA RECONHECE DEUS NA VIDA DAQUELES HOMENS   
9 E disse aos homens: Bem sei que o SENHOR vos deu esta terra e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desfalecidos diante de vós.   

QUARTA AGORA AQUELA MULHER DECLARA DEUS DE CIMA NOS CÉUS E EMBAIXO NA TERRA RECONHECENDO A GRANDEZA DE DEUS  
11 O que ouvindo, desfaleceu o nosso coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o SENHOR vosso Deus é Deus em cima nos céus e em baixo na terra. 


QUINTA OS DOIS ESPIAS DE JOSUÉ COM UMA SÓ VISÃO  
23 Assim aqueles dois homens voltaram, e desceram do monte, e passaram, e chegaram a Josué, filho de Num, e contaram-lhe tudo quanto lhes acontecera;
24 E disseram a Josué: Certamente o SENHOR tem dado toda esta terra nas nossas mãos, pois até todos os moradores estão atemorizados diante de nós. rascunh

JOSUÉ CAPITULO 3
1 Levantou-se, pois, Josué de madrugada, e partiram de Sitim, ele e todos os filhos de Israel; e vieram até ao Jordão, e pousaram ali, antes que passassem.

AGORA JOSUÉ E CALEBE VAI VIVER A PROMESSA DE DEUS EM SUAS VIDAS
rascunho

Nenhum comentário:

Postar um comentário